iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Economia

Confiança do empresariado baiano recua em janeiro após quatro altas

Indicador cai 8 pontos em janeiro, interrompe sequência de altas e mantém confiança empresarial abaixo de zero

foto autor

Redação iBahia

30/01/2026 às 15:07 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para acompanhar as expectativas do setor produtivo estadual, registrou -77 pontos em janeiro, em uma escala que varia de -1.000 a 1.000 pontos. O resultado indica um quadro de Pessimismo Moderado, faixa que compreende pontuações entre -250 e zero. Esse foi o 24º resultado negativo consecutivo e o menor patamar desde outubro.


					Confiança do empresariado baiano recua em janeiro após quatro altas
Foto: Rudy and Peter Skitterians / Pixabay

Em relação a dezembro, quando o indicador marcou -69 pontos, houve uma queda de 8 pontos. O recuo anulou o avanço registrado no mês anterior, de três pontos, e interrompeu uma sequência de quatro altas consecutivas da confiança empresarial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Para Luiz Fernando Lobo, especialista em produção de informações econômicas, sociais e geoambientais da SEI, o resultado não sinaliza, necessariamente, uma tendência de deterioração. "A princípio, esse recuo da confiança empresarial no início do ano, ao representar apenas uma reversão parcial em relação aos avanços recentes, mais se parece com uma acomodação após quatro meses de alta do que com o início de um movimento de queda", avaliou.

A retração da confiança entre dezembro e janeiro não foi generalizada. Dos quatro grupamentos analisados, Agropecuária e Indústria apresentaram melhora. Em termos de intensidade, a Agropecuária teve o maior avanço, enquanto o Comércio registrou a queda mais acentuada.

Em janeiro, apenas um setor apresentou pontuação positiva. Os resultados foram: Agropecuária, com 32 pontos; Indústria, -86 pontos; Serviços, -88 pontos; e Comércio, -108 pontos. Com isso, a Agropecuária manteve, pelo segundo mês consecutivo, o melhor nível de confiança, enquanto o Comércio ficou no pior patamar.

Entre os temas avaliados, crédito, capacidade produtiva e situação financeira concentraram as expectativas mais negativas dos empresários baianos. Em contrapartida, os indicadores relacionados à inflação, câmbio e PIB nacional apresentaram percepção mais favorável no período.

O boletim completo com a análise referente a janeiro de 2026 está disponível no site da SEI.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Economia